Projeto Bichinhos de Jardim
Realizado por crianças de 4 anos (2015)
Tema
relacionado ao eixo natureza e sociedade previsto nos Referenciais Nacionais
para a Educação Infantil para esta faixa etária.
Objetivos:
aguçar a curiosidades das crianças em relação aos animais, à natureza, à
organização social de alguns deles (formigas, abelhas, etc), conhecimento da
relação do homem com a natureza, como no cultivo de mel, uso da seda, das
minhocas, etc.
Etapas:
1
- Introdução do tema
Inicialmente
buscamos pelo interesse espontâneo das crianças após apresentação do tema em
roda de conversa.
A
partir da resposta do grupo de buscar bichinhos para trazer para a escola,
passamos a conversar sobre montar com eles um viveiro em sala, pesquisando
primeiro como montá-lo a partir de livros e da visita ao “Sabor de Fazenda”. Lá
aprendemos a plantar um vaso de trevo e adaptamos a ideia a montagem do viveiro
com as camadas de pedra, areia e terra.
2
– Montagem do viveiro e passeio ao Sabor de Fazenda
Montamos
a base do viveiro com ajuda deles e colocamos nele algumas plantas que foram cultivadas
por eles com sementes das frutas do lanche como pera, maça, melancia, mexerica,
entre outras desde o primeiro semestre.
Nele
as crianças colocavam os animais encontrados fora da escola como tatu bola,
formiga, maria fedida, esperança, taturanas e lagartas, besouros, piolhos de
cobra, caracóis, caramujos, joaninhas, minhocas, louva deus, barata de jardim,
vagalume, etc.
Montamos
também um Insetário com animais que eram trazidos mortos como um besouro
gigante que encontramos no acantonamento, borboletas, cascas de cigarra e
cigarras adultas, abelhas, cascas de caracóis, vespas e outros animais que iam
falecendo no nosso viveiro. Além disso, guardamos casulos que iam ficando vazios
após o nascimento das 5 borboletas e mariposas que nasceram ao longo do
semestre e que soltamos.
Observamos
a transformação destes animais calculando o tempo e tentando prever o tamanho e
a cor que teriam após saírem do casulo. Pesquisamos as diferenças entre
mariposas e borboletas, soltamos todos os animais que voavam supondo que seria
sofrido para os que conseguissem voar ficar confinados num espaço tão pequeno.
Observamos
o nascimento de cerca de 40 ovos do caramujo gigante africano que um dos alunos
trouxe, além da proliferação de tatu bolinhas que apareciam pequeninos ao longo
do tempo, assim como os caracóis pequenos.
3
- Pesquisa em livros, passeio ao “Planeta Inseto”
Num
segundo momento, a partir dos acontecimentos de nosso viveiro fomos buscar informações
em livros sobre insetos, sobre ecossistemas, sobre árvores e sobre animais em
geral. Iniciamos a sistematização dos conhecimentos adquiridos em um livro
geral do grupo sobre o que íamos aprendendo nos livros, em vídeos que
assistíamos sobre alguns animais específicos e o documentário “Microcosmos”,
trazido por um dos alunos. Nele, pudemos ver alguns hábitos que os animais de
jardim tem quando livres na natureza através da filmagem com microcâmeras que
os deixaram impressionados.
Além
disso, fomos buscar mais informação no Museu da USP sobre o tema, chamado
“Planeta Inseto”. Nele descobrimos a diferença entre insetos e outros animais
de jardim como as aranhas, caracóis, minhocas e outros. Conhecemos o bicho pau,
bicho da seda, mais sobre animais sociais como as abelhas e formigas, sobre a
importância das baratas, entre outras coisas.
Pesquisamos
mais em sala com nossos insetos com o uso de lupa e manuseio de alguns deles e
fizemos muitos desenhos de observação chegando a montar um livro individual para
cada um sistematizando nossa aprendizagem que unia os desenhos produzidos por
eles as informações levantadas também pelo grupo.
Introdução
de histórias, poesias, músicas sobre o tema, como “Cigarra e a Formiga”,
músicas “Minhoca Dorminhoca”, “Borboleta pequenina”, etc.
4
– Brincadeiras simbólicas
Construímos
teias de aranha com fios e tela, teias gigantes com elásticos para que eles
pudessem vivenciar serem aranhas e também pintamos o rosto deles com maquiagem,
montamos uma floresta em sala para que eles pudessem vivenciar serem bichinhos
de jardim, montamos casulos com tecidos para que pudessem brincar de serem
borboletas.
Fizemos
brincadeiras com caixas e depois eles pitaram e colocaram elásticos nas caixas
como se fossem as casinhas dos caracóis para brincarem de ser caracóis.
5
– Atividade plástica
Além
dos desenhos de observação dos insetos que fez com que muitas das crianças que
ainda não estavam tão interessadas pela figuração conseguissem figurar,
montamos um painel com borboletas pintadas por eles em transparências com cola
plástica e a técnica de pintura espelhada para fazer as asas delas, eles fizeram
bichinhos feitos com argila e pintaram, colagem com borboletas e introduzimos
as obras de Monet em que ele pintou os jardins de sua casa e fizemos com eles
uma observação de seus quadros e pintamos telas no parque, além de fazer uma
pintura ao ar livre na praça Horácio Sabino num último passeio do semestre.
Construímos
painéis com a técnica de figuração com tesoura, além de desenho, pintura e
colagem.
6
– Contagem
As
crianças contabilizavam os bichinhos que chegavam por tipos e espécies e também
os dias de espera da transformação dos casulos.
Adorei! Parabéns!
ResponderExcluirNatalia
Oi Natalia!
ExcluirQue bom que gostou! Obrigada!
Um abraço!
Carol