segunda-feira, 2 de maio de 2016

Proposta de projeto sobre Bichinhos de Jardim realizada com crianças de 4 anos



Projeto Bichinhos de Jardim

Realizado por crianças de 4 anos (2015)

Tema relacionado ao eixo natureza e sociedade previsto nos Referenciais Nacionais para a Educação Infantil para esta faixa etária.

Objetivos: aguçar a curiosidades das crianças em relação aos animais, à natureza, à organização social de alguns deles (formigas, abelhas, etc), conhecimento da relação do homem com a natureza, como no cultivo de mel, uso da seda, das minhocas, etc.

Etapas:

1 - Introdução do tema

Inicialmente buscamos pelo interesse espontâneo das crianças após apresentação do tema em roda de conversa.

A partir da resposta do grupo de buscar bichinhos para trazer para a escola, passamos a conversar sobre montar com eles um viveiro em sala, pesquisando primeiro como montá-lo a partir de livros e da visita ao “Sabor de Fazenda”. Lá aprendemos a plantar um vaso de trevo e adaptamos a ideia a montagem do viveiro com as camadas de pedra, areia e terra.

2 – Montagem do viveiro e passeio ao Sabor de Fazenda

Montamos a base do viveiro com ajuda deles e colocamos nele algumas plantas que foram cultivadas por eles com sementes das frutas do lanche como pera, maça, melancia, mexerica, entre outras desde o primeiro semestre.

Nele as crianças colocavam os animais encontrados fora da escola como tatu bola, formiga, maria fedida, esperança, taturanas e lagartas, besouros, piolhos de cobra, caracóis, caramujos, joaninhas, minhocas, louva deus, barata de jardim, vagalume, etc.

Montamos também um Insetário com animais que eram trazidos mortos como um besouro gigante que encontramos no acantonamento, borboletas, cascas de cigarra e cigarras adultas, abelhas, cascas de caracóis, vespas e outros animais que iam falecendo no nosso viveiro. Além disso, guardamos casulos que iam ficando vazios após o nascimento das 5 borboletas e mariposas que nasceram ao longo do semestre e que soltamos.

Observamos a transformação destes animais calculando o tempo e tentando prever o tamanho e a cor que teriam após saírem do casulo. Pesquisamos as diferenças entre mariposas e borboletas, soltamos todos os animais que voavam supondo que seria sofrido para os que conseguissem voar ficar confinados num espaço tão pequeno.

Observamos o nascimento de cerca de 40 ovos do caramujo gigante africano que um dos alunos trouxe, além da proliferação de tatu bolinhas que apareciam pequeninos ao longo do tempo, assim como os caracóis pequenos.

3 - Pesquisa em livros, passeio ao “Planeta Inseto”

Num segundo momento, a partir dos acontecimentos de nosso viveiro fomos buscar informações em livros sobre insetos, sobre ecossistemas, sobre árvores e sobre animais em geral. Iniciamos a sistematização dos conhecimentos adquiridos em um livro geral do grupo sobre o que íamos aprendendo nos livros, em vídeos que assistíamos sobre alguns animais específicos e o documentário “Microcosmos”, trazido por um dos alunos. Nele, pudemos ver alguns hábitos que os animais de jardim tem quando livres na natureza através da filmagem com microcâmeras que os deixaram impressionados.

Além disso, fomos buscar mais informação no Museu da USP sobre o tema, chamado “Planeta Inseto”. Nele descobrimos a diferença entre insetos e outros animais de jardim como as aranhas, caracóis, minhocas e outros. Conhecemos o bicho pau, bicho da seda, mais sobre animais sociais como as abelhas e formigas, sobre a importância das baratas, entre outras coisas.

Pesquisamos mais em sala com nossos insetos com o uso de lupa e manuseio de alguns deles e fizemos muitos desenhos de observação chegando a montar um livro individual para cada um sistematizando nossa aprendizagem que unia os desenhos produzidos por eles as informações levantadas também pelo grupo.

Introdução de histórias, poesias, músicas sobre o tema, como “Cigarra e a Formiga”, músicas “Minhoca Dorminhoca”, “Borboleta pequenina”, etc.

4 – Brincadeiras simbólicas

Construímos teias de aranha com fios e tela, teias gigantes com elásticos para que eles pudessem vivenciar serem aranhas e também pintamos o rosto deles com maquiagem, montamos uma floresta em sala para que eles pudessem vivenciar serem bichinhos de jardim, montamos casulos com tecidos para que pudessem brincar de serem borboletas.

Fizemos brincadeiras com caixas e depois eles pitaram e colocaram elásticos nas caixas como se fossem as casinhas dos caracóis para brincarem de ser caracóis.

5 – Atividade plástica

Além dos desenhos de observação dos insetos que fez com que muitas das crianças que ainda não estavam tão interessadas pela figuração conseguissem figurar, montamos um painel com borboletas pintadas por eles em transparências com cola plástica e a técnica de pintura espelhada para fazer as asas delas, eles fizeram bichinhos feitos com argila e pintaram, colagem com borboletas e introduzimos as obras de Monet em que ele pintou os jardins de sua casa e fizemos com eles uma observação de seus quadros e pintamos telas no parque, além de fazer uma pintura ao ar livre na praça Horácio Sabino num último passeio do semestre.

Construímos painéis com a técnica de figuração com tesoura, além de desenho, pintura e colagem.

6 – Contagem


As crianças contabilizavam os bichinhos que chegavam por tipos e espécies e também os dias de espera da transformação dos casulos. 

2 comentários: