quinta-feira, 3 de março de 2016

Pedagogia de projetos baseada nos temas transversais na Educação Infantil

Olá, 

Escrevi esta monografia na conclusão do curso de Pedagogia. Nele escrevi sobre alguns projetos interdisciplinares aplicáveis à  educação infantil. 


INTRODUÇÃO

       Para embasar o presente trabalho a leitura inicial feita foi a dos três volumes do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica, buscando conhecer os conhecimentos esperados para a faixa etária dos três aos quatro anos de idade.
O trabalho com Educação Infantil formal no Brasil tem uma história conturbada, já que por muitos anos o assistencialismo foi a principal função da escola nesta faixa etária. Instituições como as creches tinham como única função os cuidados maternais, como o próprio nome das turmas evidenciam até hoje, com grupos de crianças nas escolas que são identificados, por exemplo, como: “berçário”, “maternal um”, “maternal dois” e etc.
Pensando nesta história e nas mudanças que foram ocorrendo no pensamento contemporâneo sobre a educação infantil, esta pesquisa procura levantar dados nos Referenciais Curriculares Nacionais (PCNs) e no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e na prática registrada por professores e outros profissionais de educação que mostrem a valorização de outras funções da escola para estas crianças.
O olhar e o cuidado com a saúde, higiene e alimentação das crianças é imprescindível, porém há muito a ser desenvolvido e aprendido por elas através de atividades, vivências e ampliação de repertório de mundo que estão presentes e que devem ser valorizados pelos profissionais desta área, muitas vezes subjugados pela população geral, sofrendo preconceitos por trabalharem com uma população de crianças de tão tenra idade, ainda que com muita seriedade e compromisso com a profissão.
 O viés deste trabalho é o de colocar a criança desde bem pequena como um sujeito de saber e o educador, como um profissional que deve e pode trabalhar globalmente com conceitos da pedagogia de projetos que estimulem e ampliem a capacidade cognitiva, física, social e emocional de seus alunos, na contramão de um pensamento anterior através dos temas transversais.
Em carta destinada aos professores que receberam o chamado “Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil” (RCNEI) em 17 de novembro de 1998, o então presidente Fernando Henrique Cardoso, coloca que tal instrumental foi fruto de ampla discussão e reflexão e que serviria como um auxílio aos professores desta faixa etária para que refletissem sobre a educação de seus pequenos evitando a visão assistencialista e ampliando a formação efetiva destes bebês em cidadãos.
            No primeiro de três volumes, encontramos uma introdução que esclarece alguns papéis como o da criança, o do professor e os objetivos da educação infantil num olhar semelhante ao de F.H.C. em sua carta de apresentação do material. O segundo volume, explica a concepção de educação adotada pelo então Governo, explicitando a concepção de aprendizagem, seus objetivos, conteúdos e dando orientações gerais para o professor. O terceiro divide-se em orientações específicas sobre o ensino de movimentos físicos, de música, e artes visuais, de linguagem oral e escrita, de natureza e sociedade, e de matemática, concluindo assim uma abordagem ampla, porém ainda segmentada, de educação, provavelmente por conta de uma opção didática de organização do material.
            Resta ao pesquisador, analisar mais profundamente tal bibliografia e buscar novas fontes de leitura sobre a prática que surge após esta mudança sugerida pelo Governo, compreendendo assim os objetivos implícitos, a abordagem teórica e a possibilidade de aplicação de tais ideias, além de buscar, na realidade, exemplos de projetos que possam ilustrar essa possibilidade de trabalho com as crianças pequenas.   
Este estudo busca levantar quais são os conteúdos que as leis e diretrizes da educação básica no Brasil propõem para a educação infantil e levantar alguns exemplos de projetos nesta área verificando sua adequação aos objetivos propostos em lei.
            O tema em questão é a pedagogia de projetos, que trata de definir um tema a ser trabalhado em certo período de tempo, baseada nos temas transversais, ou seja, que abordem mais de uma área de conhecimento ao mesmo tempo, no contexto da educação infantil, especificamente na faixa etária de 03 a 04 anos de idade.
A origem do interesse que move o presente trabalho vem da prática em sala de aula com esta faixa etária, desde 2007, e de uma escassez na busca de sistematização dos conhecimentos possíveis a ser trabalhados com ela. O trabalho busca verificar tais parâmetros e fazer um levantamento de projetos existentes para avaliar sua adequação e relevância, além de configurar um possível registro para consulta de profissionais da área.
A relevância do tema se baseia nesta escassez de material disponível para embasar o trabalho na educação infantil e na importância do trabalho com temas que envolvam muitas áreas, pensando que nesta faixa etária toda a aprendizagem deve se dar de forma global, levando em conta o interesse das crianças e o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional pelo qual estão passando ao entrarem na lógica da sociedade e saindo do convívio estritamente familiar desde a entrada na escola.
A hipótese levantada é a de que projetos com esta faixa etária podem ir muito além da socialização, ampliando de forma consistente seu conhecimento de mundo e de repertório intelectual e social, além das habilidades motoras.
A pesquisa trará alguns exemplos da prática, buscando nos Parâmetros Curriculares Nacionais, embasamento que as justifique, viabilize e valide como formas adequadas de se trabalhar com esta faixa etária.
Os projetos aqui descritos serão avaliados em suas propostas. Falhas e sucessos serão analisados podendo servir de instrumento de trabalho e reflexão para professores desta área da educação. A relevância cientifica se dá neste sentido, como uma contribuição para o corpo de referência destinado à consulta de profissionais da área.
A entrada da criança na escola é de suma importância para o segmento de seu processo de aprendizagem, visto que é o modo em que ela virá a compreender, pela primeira vez, a sistematização de conhecimentos vindo do ambiente socializador por excelência, que é a educação formal advinda da escola regular. A relevância social se coloca aqui, como reflexão da importância deste primeiro contato da criança com a educação formal.

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