quinta-feira, 3 de março de 2016

Um sonho mais que realizado: um estudo de caso de protagonismo e autonomia na Escola Alecrim de São Paulo

Olá, 

Escrevi esta monografia na conclusão da especialização "Ética, valores e cidadania na Escola". Nele falei sobre a experiência de um grupo de alunos de 10 anos de idade que buscava a ampliação de sua escola ao nível do Fundamental II e como conseguiram seu objetivo.

Para adquirir texto completo, escreva para: torres.carolina@gmail.com.

RESUMO
O presente trabalho pretende pesquisar as relações entre o protagonismo e a autonomia através de um estudo de caso na Escola Alecrim de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, localizada no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo. Trata-se da abertura de um novo segmento que não existia na escola e que acabou se tornando viável pela mobilização de um grupo de alunos que envolveram em sua “campanha” toda a comunidade escolar, buscando formas de superar o imperativo de que “o sonho do grupo não seria possível”, discurso que girava ao redor deles ao longo de todo o processo de mobilização pela ampliação da escola. Através do levantamento de bibliografia sobre protagonismo e autonomia analisei este acontecimento, compreendendo a sua importância no processo educacional. Também busquei compreender se o processo educativo desta escola em especial tem influência no processo e no desfecho desta ação. Além do levantamento bibliográfico, o material analisado foi a transcrição de um documentário produzido pelo próprio grupo de alunos sobre este processo e disponibilizado na internet pela escola e entrevistas com as alunas e coordenadoras da referida Instituição. A relevância deste trabalho é a de localizar a importância do protagonismo e de um ambiente educativo que considere a participação ativa dos alunos em seu processo educacional, não se limitando apenas aos conteúdos escolares, mas a atitudes e projetos que vão além da sala de aula. Os resultados evidenciaram que o trabalho da escola teve relevância significativa nas ações do grupo, proporcionando às crianças uma estrutura nas relações interpessoais através do diálogo que as influenciou na busca de solução para o problema encontrado, levando-as a uma persistência incomum para a idade.

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Um abraço,
Carol

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